Home » Destaque, Notícias » Sindicato visita Rede de Saúde de Pedreira: a melhor estrutura encontradas até o momento na RMC

O presidente do Sindimed, Dr. Casemiro  Reis,  com o prefeito professor Carlos Pollo durante visita sobre a situação da saúde no município. Foto: Pablo Amaral

O presidente do Sindimed, Dr. Casemiro Reis, com o prefeito professor Carlos Pollo durante visita sobre a situação da saúde no município. Foto: Pablo Amaral

O presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (SINDIMED), Dr. Casemiro dos Reis,  acompanhado do departamento jurídico e de comunicação da entidade, esteve na manhã de quarta-feira (14/08) visitando a Rede de Saúde do município de Pedreira (SP). Na agenda, Dr. Casemiro conversou com o prefeito professor Carlos Pollo sobre a situação da saúde municipal e vistoriou o Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Santo Antônio, a Central Municipal de Saúde “Dr. Euclydes Nery Junior” e o Hospital “Humberto Piva” ao lado do secretário municipal de saúde, Dr. Adriano Peres Lora.

“A estrutura da Rede de Saúde de Pedreira é uma das melhores que o Sindicato dos Médicos visitou na Região Metropolitana de Campinas (RMC) até o momento”, observou Dr. Casemiro. O Sindimed tem feito visitas em vários municípios da RMC para verificar as condições de trabalho e atendimento. O objetivo é cobrar do poder público soluções para que o médico tenha plenas condições de exercer a medicina.

O Sindicato colocou-se a disposição do prefeito Carlos Pollo, do secretário de saúde, Dr. Adriano Lora, e da presidenta da Fundação Beneficente de Pedreira (Funbepe), Sandra Ugo, para ajudar no que for necessário para avançar ainda mais a saúde em Pedreira. “Temos orientado os municípios a implantarem um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, como forma de fixar o médico na rede e para isso temos dado toda a assessoria necessária”, explica Dr. Casemiro.

Andando setor por setor no PSF da Vila Santo Antônio, na Central Municipal de Saúde “Dr. Euclydes Nery Junior” e no Hospital “Humberto Piva”, foi inevitável a comparação com outras estruturas de outras cidades: “em Pedreira a situação está bem melhor do que na maioria das cidades da Região onde o Sindimed já esteve”, destacou o médico.

Para o prefeito professor Carlos Pollo, a visita do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região foi bem vinda, “Pedreira tem uma boa estrutura em comparação aos outros municípios da Região, não só pelas equipes formadas por bons profissionais mas também pela estrutura” observou o presidente do Sindimed. Hoje, para completar o quadro, o município necessita de apenas mais três médicos.

Em Campinas o déficit é de 400 médicos. Para o Sindicato, mesmo salvaguardando a proporcionalidade populacional, ainda assim Pedreira está bem mais avançada na fixação do médico na rede pública

“Assim que conseguirmos os três médicos, através do Programa Mais Médicos, iremos ampliar o atendimento das nossas equipes de Saúde da Família sem mexer com a folha de pagamento, já que esses profissionais são remunerados pelo Governo Federal”, finalizou o prefeito professor Carlos Pollo.

Com informações de Pablo Amaral
Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Pedreira/SP

1 Comment

1. Cursou a Faculdade de Medicina da Univas em Pouso Alegre, em Minas Gerais (1971/1977), e fez residência médica em Anestesiologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1978/1979). Atua como anestesiologista na região do ABC e em 1990 ingressou na Faculdade de Medicina do ABC como professor na disciplina de Anestesiologia. Participa ativamente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo, onde foi Presidente no mandato 2010-2011. Também foi Presidente da regional Santo André da APM (Associação Paulista de Medicina), Diretor Distrital da Grande São Paulo na APM estadual e Diretor do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo).