Home » Artigos » O Médico e o Sindicato em 2019

imagem-teste-novaComeçamos o ano com a Reforma Trabalhista garantindo liberdade sindical e, ao mesmo tempo, restringindo aos médicos associados ou representados qualquer conquista obtida pela entidade.

Alinhando-se a nova legislação trabalhista e garantindo liberdade ao médico, o Sindimed Campinas, Região e Vale do Paraíba aprovou em assembleia realizada no dia 18 de dezembro de 2018 três novas categorias de relação Médico X Sindicato.

O Médico Associado é aquele que paga a Contribuição Associativa, garantindo a quitação da Contribuição de Representação do Profissional Liberal e o acesso aos serviços especializados do Sindicato, como orientação jurídica e contábil individual e assistência nessas áreas com valores muito abaixo do mercado, assim como descontos em seguros de vida, de responsabilidade civil, de carros, plano de saúde coletivo, clube de vantagens de compras, etc.

O Médico Representado é aquele que paga somente a Contribuição de Representação do Profissional Liberal, garantindo o acesso às conquistas decorrentes da atuação de mediação do Sindicato em situações coletivas, seja em uma reunião por atraso de pagamento à Pessoas Jurídicas que prestam serviços para uma entidade, seja para estabelecer regras de pagamento e reconhecimento de um plantão à distância, entre outras situações. Nessa categoria, o médico não tem acesso aos demais serviços oferecidos pelo Sindicato, como orientação e assistência jurídica e contábil individual, seguro de responsabilidade civil com desconto, seguros, plano de saúde coletivo, clube de vantagens de compras, etc.

Já o Médico Sem Nenhuma Representação é aquele que não quer saber de nenhum vínculo com a entidade sindical médica, não contribui com nenhum financiamento de atividade sindical e não se interessa pela mediação do Sindicato nos conflitos em seu local de trabalho e, consequentemente, em seus resultados. O médico sem nenhuma representação busca outros sindicatos ou a assistência jurídica direta de um advogado, pagando tabela OAB para garantir os mesmos direitos do médico representado.

Tais mudanças vem para valorizar aqueles que acreditam e contribuem para a organização da sociedade, e nas conquistas reais das entidades sindicais.
Seja um associado do Sindimed e contribua para a organização da categoria e seu próprio bem-estar!

Moacyr Esteves Perche

Presidente do Sindimed Campinas, Região e Vale do Paraíba