Home » Artigos » 18 de Outubro: Dia do Médico

m2Desde os primórdios da medicina os médicos tem sido figura central nos momentos mais preciosos da humanidade: o início da vida, o crescer com saúde e a morte. Mas muito além disso tem sido o balizador da dignidade humana, entendendo sua profissão não como um ofício mas como um sacerdócio, e sendo reconhecido por isso junto a sociedade.

Para deixar claro jura desde Hipócrates, no século V a.C., reiterado pela Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial em 1948, que dedicará sua vida ao melhor da humanidade. Isso não é pouca coisa. A história muda, os costumes mudam, os valores mudam, mas os princípios somente se adequam a modernidade, dando ênfase para aquilo que mais põe em risco a manutenção desse trabalho no contexto histórico.

Assim foi no pós guerra de 1948, quando o foco foi a questão da participação do médico em sessões de tortura ou procedimentos degradantes, e em Tóquio sobre a pesquisa em seres humanos. Essas conquistas da categoria só foram possíveis pela organização dos profissionais em associações e sindicatos, e, mais tarde, pela promulgação dos órgãos de regulação na forma dos conselhos. Tais organizações vêm sendo desafiadas pela desregulamentação do mercado, pela desqualificação da educação, pelo canto da sereia do retorno do liberalismo e pelo desfinanciamento.

Hoje, 18 de outubro, comemoramos o Dia do Médico, e nós do SindiMed, que representamos cerca de 20 mil profissionais da categoria em toda a região estendida de Campinas e Vale do Paraíba, convidamos a todos para estarem mais próximos da entidade, conhecerem e utilizarem de sua importância histórica e conquistas significativas desde a fundação, em 1929, até os dias atuais, com presença constante nas negociações individuais e coletivas, além de desfrutarem dos serviços disponíveis aos associados.

Vamos juntos lutarmos por melhores condições de trabalho, direitos e valorização da nossa categoria!
Parabéns a todos os médicos pelo dia!

Moacyr Perche
Presidente do Sindimed Campinas, Região e Vale do Paraíba