ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável: Bianca Namorato
Contato: sindimed.imprensa@gmail.com
A principal responsabilidade do Departamento de Imprensa é assegurar a qualidade dos processos de comunicação nos âmbitos interno e externo, atuando na promoção e na (re)orientação de informações que garantam visibilidade ao Sindicato dos Médicos de Campinas e Região junto à classe médica e à sociedade.
Outras funções da Assessoria de Imprensa são a construção/consolidação da imagem institucional e o resgate da imagem social do médico.
Estrutura
O Setor está centralizado na Sede Campinas e conta com uma jornalista em período parcial.
Publicações
- Revista Sinética - Revista semestral
- Cenário Médico - Boletim trimestral
- Boletim Eletrônico – semanal/quinzenal
Atividades
São atribuições do Departamento:
1 – Assessoria de Imprensa
Com o objetivo de facilitar a interlocução entre Sindicato e mídia, garantindo a construção/consolidação da imagem institucional, o Setor mantém contato constante com os órgãos de comunicação locais e regionais, por meio de diversos mecanismos:
- Atendimento telefônico dos órgãos de imprensa;
- Produção de releases (textos informativos) sobre as principais atividades, conquistas e fatos de relevância da entidade para repercussão junto à mídia, assumindo o papel de fonte de informações;
- Agendamento de entrevistas individuais/coletivas de membros da Diretoria;
- Acompanhamento dos diretores no contato com a imprensa;
- Clipagem impressa e televisiva de matérias nas quais a entidade e seus diretores são citados, para arquivo e memória do trabalho sindical;
- Produção/revisão de textos de opinião para a grande imprensa e mídia segmentada, sempre que solicitados;
- Elaboração de boletins informativos enviados por e-mail a entidades de classe, médicos associados e não-associados, parceiros, Diretoria e funcionários do Sindicato;
- Colaboração em eventuais pesquisas envolvendo a história da instituição, fundada em 1929;
- Atualização diária das notícias do site da entidade, bem como acompanhamento freqüente das páginas virtuais alimentadas por outras entidades médicas.
2 – Assessoria de Comunicação
a) Interna
- O trabalho da Comunicação, internamente, está centrado na produção de textos e materiais de apoio e burocráticos para atender demandas interdepartamentais, como produção de cartas abertas, comunicados e revisão de textos dos diferentes setores da entidade (Administração, Jurídico, Diretoria e Secretaria).
- Recepção e atendimento de solicitações dos meios de comunicação local e regional.
- Contatos com as regionais via telefone, a fim de obter e divulgar informações da base.
b) Externa
Tendo como público a classe médica, outras entidades e sociedade em geral, a comunicação externa passa pela produção de instrumentais como:
I – Revistas Sinética e Cenário Médico
- Sugestão de pauta e discussão com a Diretoria sobre os assuntos e entrevistas a serem publicados;
- Elaboração de textos e de pesquisas para cada publicação;
- Acompanhamento integral da produção/editoração das revistas;
- Contratação de serviços de fotografia e de gráfica;
- Captação de recursos/anunciantes;
- Divulgação do conteúdo de cada publicação entre associados e entidades médicas;
- Acompanhamento da distribuição da revista na cidade e região;
- Divulgação de seu conteúdo no site da entidade.
II – Boletins específicos, fôlderes, cartas abertas, convites e comunicados
- Todas as peças publicitárias da entidade são de responsabilidade do Setor, desde a idealização e cotação de preços à elaboração propriamente dita.
III – Campanhas
Atuação, com a Diretoria, em/no:
- Campanhas institucionais (produção de fôlderes, outdoors e vídeos, com a terceirização de alguns materiais);
- Contato com agências de comunicação para – briefings – de campanhas/orçamentos/concorrência/ publicidade;
- Promover contatos/parcerias institucionais;
- Captar recursos financeiros/contatos comerciais para patrocínios.
IV – Organização de Eventos
A promoção de eventos voltados ao médico – como a Campanha Caça-Talentos – e à sociedade – no caso de manifestações públicas – tem apoio total do Setor de Comunicação.
O Sindimed Campinas já promoveu Mostras de Fotografia, de Cinema e Artística, além de manifestações públicas em co-organização com outras entidades – atos em praça pública para defesa do SUS, protestos, comemorações e apoio ao Dia Mundial de Combate à AIDS, por exemplo.
Toda a produção de materiais a serem distribuídos (cartas e panfletos) nessas ocasiões é de responsabilidade do Departamento, bem como a divulgação dos diversos eventos na mídia em geral.
Com a inauguração do auditório da entidade, em junho de 2005, a Assessoria de Comunicação também assumiu a incumbência de organizar e divulgar eventos realizados no espaço.
V – Boletim Eletrônico
Lançado em abril de 2005, o boletim eletrônico é o meio de comunicação mais utilizado pela Assessoria de Imprensa para fazer circular, de maneira rápida, informações da entidade entre médicos, imprensa e sociedade.
O Boletim Eletrônico é divulgado semanal ou quinzenalmente e contém desde notícias gerais da entidade, da Diretoria e da base, a agenda médica e cultural. Para receber o boletim do Sindimed Campinas, basta fazer a solicitação para o e-mail imprensa@sindimed.org.br.