Home » Destaque, Notícias » Campinas foi cidade com mais casos de dengue em 2014,segundo o Ministério da Saúde

dengueCampinas (SP) fechou 2014 com maior número absoluto de casos de dengue no Brasil, segundo balanço do Ministério da Saúde enviado ao G1 nesta segunda-feira (12). Foram 42.664, com uma incidência de 3.726,6 a cada 100 mil habitantes – nesse quesito, o município é superado por Americana (SP), além de uma cidade no Acre e outra em Goiás.

O levantamento do governo federal leva em conta o período de 29 de dezembro de 2013 até o dia 27 do mês passado. A epidemia de 2014 em Campinas foi a maior na história da cidade e foram registrada dez mortes causadas pela dengue.

Em relação a Americana, outro município que passou por situação grave, a incidência foi de 4.025,4 a cada 100 mil habitantes, com 9.039 casos no total.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os critérios para confirmação da doença na Prefeitura são diferentes aos utilizados pelo governo federal, mas, apesar disso, a diferença do balanço anual do município em relação aos números do ministério será pequena. Atualmente, são considerados aproximadamente 41 mil casos, mas o levantamento ainda terá uma última atualização, que depende do resultado de exames a serem entregues pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com a Prefeitura, o Ministério da Saúde considera todas as notificações de suspeitas de dengue como caso confirmado, enquanto no município o registro da doença só é atestado após exame de sorologia. Apesar disso, quando a epidemia se agravou na cidade, os testes passaram a ser dispensados por causa do alto número.

Mas, independentemente do critério, Campinas seria a cidade com mais casos no país em número absolutos. A segunda colocada, São Paulo, registrou 33.847. Apesar disso, a incidência a cada 100 mil habitantes é de 286,3 na capital, 13 vezes menor que a do município do interior.

Explicações

“Nunca escondi que não estávamos tão organizados como estamos este ano”, disse o secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, em relação ao combate da doença. Segundo o titular da pasta, a mudança do tipo de vírus que circulou na cidade contribuiu para a epidemia e, além disso, ele cita o desligamento dos funcionários contratados em convênio com o Cândido Ferreira, que faziam combate à dengue. O contrato, assinado em administração anterior, teve de ser rescindido após acordo com o Ministério Público.

Apesar do número de casos, Souza afirmou que a mortalidade em Campinas foi três vezes menor que a nacional. “O que mostra que o enfrentamento clínico teve êxito”, afirmou. De acordo com o secretário, o modelo de enfrentamento da doença foi alterado este ano e envolve diversos setores da Prefeitura o que, para ele, surtirá efeito prático. “Teremos um ano mais sereno”, afirmou sobre a perspectiva para 2015.

Procurada pelo G1 no fim da tarde desta segunda-feira, a Prefeitura de Americana não se posicionou sobre os dados de dengue do Ministério da Saúde.