Home » Destaque, Notícias » Vistoria no CS Boa Vista constatou falta de espaço, de medicamentos e higiene precária

DSC00456O Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed) fez uma vistoria no Centro de Saúde (CS) da Vila Boa Vista, em Campinas,  nessa terça-feira (03/06) para verificar as condições de atendimento na unidade. Vários problemas foram detectados, como falta espaço físico para pacientes e funcionários, a sala de reuniões que está sendo usada para triagem, o refeitório que além de minúsculo fica em frente a sala de expurgo, falta de medicamento, vacina e disposição incorreta do lixo hospitalar.

O presidente do Sindimed, Casemiro Reis Junior, diz ser inadmissível faltar a vacina BCG. “O CS ficou dois meses sem doses da vacina e quando vieram, as doses eram insuficientes”, conta. O medicamento Omeprazol também esteve em falta, além de copos descartáveis e papel para a impressão.

A maior queixa dos usuários é sobre a falta de espaço para atendimento. O Centro de Saúde foi construído há 18 anos, para atender uma população de cinco mil pessoas, hoje são 18 mil moradores que dependem dessa unidade de saúde. Não é possível nem contratar mais médicos, já que não tem salas disponíveis.

A proposta da prefeitura é reformar o equipamento, porém, conforme averiguou o sindicato, o terreno é pequeno e a reforma não atenderia a demanda. “O que essa população precisa é de um novo Centro de Saúde, reformar é maquiar o problema, não há espaço suficiente para fazer a ampliação necessária”, explica  Dr. Casemiro.

Existe um terreno próximo ao CS Boa Vista, que seria ideal para a construção de um novo e amplo equipamento, mas o local está sendo disputado com uma ONG. Para o presidente do Sindimed, apesar de toda importância que as ONGs tem nas comunidades, um Centro de Saúde seria mais urgente e atenderia as reivindicações dos usuários.

O resultado da vistoria, que foi acompanhada pelo departamento jurídico da entidade, por lideranças comunitárias do bairro e pelo conselho local de saúde, será encaminhado ao Ministério Público.

Com essa ação, o Sindicato dos Médicos retoma as vistorias iniciadas em abril e a cada semana estará em um equipamento de saúde, o objetivo é o de contribuir com a classe médica e com os usuários na melhoria do atendimento e das condições de trabalho.

DSC00467DSC00443

DSC00450DSC00446