Home » Destaque, Notícias » Lista da ANS inclui 6 planos de saúde de Campinas com vendas suspensas

lista-de-planos-de-saude-suspensoDuas operadoras de Campinas (SP) estão incluídas na lista das 36 empresas que tiveram a venda de planos de saúde suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a decisão, anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (14), a Assimédica e a Coopus ficam proibidas, a partir de sexta, de comercializar seis tipos de planos ofertados na região. A proibição é resultado do descumprimento de prazos para consultas, exames e cirurgias.

As operadoras estarão impedidas de vender novos pacotes dos planos indicados, segundo a ANS. A proibição, no entanto, não atinge o atendimento aos usuários já cadastrados. Em todo o Brasil, a agência suspendeu a comercialização de 161 planos. Por nota, a ANS informou que a punição tem como objetivo induzir as empresas a oferecer melhores serviços.

A Assimédica Sistema de Saúde Ltda teve quatro planos bloqueados pela ANS: o Master Basic, Global Pleno, Plano Global Pleno Adesão e o Global Pleno I. De acordo com a agência, esses planos tem 19,3 mil usuários. A assessoria de imprensa da empresa informou, por nota, que “a Assimédica sempre atuou nos padrões e exigências da ANS e está trabalhando para a qualificação dos serviços solicitados para os produtos mencionados pela agência reguladora”.

Ja a Coopus – Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde de Campinas teve dois planos bloqueados, o 130.1.20 CA e 134.1.22 CA. Ao todo, os dois atendem 5,5 mil conveniados. Por nota, a empresa questionou as regras e critérios que a ANS utiliza para estabelecer as punições: “A suspensão se deu por termos tido quatro reclamações, que foram realizadas no período de três meses, o que representa pouco mais de uma reclamação por mês”. E concluiu: “Qualquer reclamação, por menor que seja, pode ocasionar a suspensão de um produto de uma operadora de planos de saúde”, completou, por nota, o diretor executivo da empresa, Gustavo Polli Antônio.
Suspensões no país

As suspensões divulgadas pela ANS nesta quarta foram definidas após o 9º ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Dos 161 planos bloqueados, 132 serão suspensos a partir de sexta e 29 permaneceram com a comercialização proibida, desde o ciclo anterior, por não terem alcançado a melhoria necessária para serem reativados.
Entre as operadoras, 26 já estavam proibidas de comercializar seus produtos e 10 novas empresas entraram na lista – oito delas têm planos suspensos pela primeira vez. As suspensões preventivas e reativações de planos são divulgadas a cada três meses.

Do G1 Campinas e Região

Veja a lista de todos os planos suspensos pela ANS