Home » Destaque, Notícias » Atenção Básica na pauta no Conselho Municipal de Saúde de Campinas

saudeSe você também está indignado com a situação da Atenção Básica, com sua condição de trabalho e quer se fazer ouvir, venha participar da reunião!

Dia 29/janeiro (quarta-feira) às 18h30, no Salão Vermelho da Prefeitura!

Um dos maiores problemas da Saúde em Campinas tem sido o desmonte da Atenção Básica, ou seja, dos Centros de Saúde. Entram e saem prefeitos e secretários de saúde, mas as condições de trabalho continuam muito precárias.

A falta de concursos em número adequado causa sobrecarga de trabalho, farmácias fechadas, agendas lotadas… Agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem “tapam buracos” na recepção e em outros setores; as equipes têm que dar conta de população muito acima do previsto pelo Ministério da Saúde, entre tantos outros problemas. A população fica insatisfeita e muitas vezes se volta contra os próprios trabalhadores, e não contra os verdadeiros responsáveis pelos problemas.

Há algum tempo não ocorre um debate aberto e aprofundado sobre esses problemas na Prefeitura. Não é por falta de demandas, pois as insatisfações com nossa rede básica são muitas! Por esse motivo, a Atenção Básica está em pauta na próxima reunião no Conselho Municipal de Saúde. Além da apresentação da gestão, haverá espaço para uma fala dos representantes dos trabalhadores, e depois microfone aberto para qualquer pessoa interessada fazer seus questionamentos e propostas.

Fonte: CMSC