Home » Destaque » 90 anos de Sindimed

CapaFB_90_anos_02

O Sindimed comemora no dia 25 de novembro de 2019 seus 90 anos de existência.
Quase um século de lembranças, importantes decisões, batalhas, lutas por condições mais justas de trabalho. De médico para médico, pouco a pouco fazendo a defesa e coordenação dos interesses econômicos e profissionais da classe, trabalhando incansavelmente por melhores condições da categoria.

Hoje é dia de comemorar!

Desde os primórdios os médicos têm sido figuras centrais nos momentos mais preciosos: o início da vida, o crescer com saúde e a morte. Mas muito além disso tem sido o balizador da dignidade humana, entendendo sua profissão não como um ofício, mas como um sacerdócio, e sendo reconhecido por isso junto à sociedade.

Para deixar claro jura desde Hipócrates, no século V a.C., reiterado pela Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial em 1948, que dedicará sua vida ao melhor da humanidade. Isso não é pouca coisa. A história muda, os costumes mudam, os valores mudam, mas os princípios somente se adequam a modernidade, dando ênfase para aquilo que mais põe em risco a manutenção desse trabalho no contexto histórico.

Essas conquistas da categoria só foram possíveis pela organização dos profissionais em associações e sindicatos, e, mais tarde, pela promulgação dos órgãos de regulação na forma dos conselhos.

O tempo é de enxergar o passado como alicerce, reconhecer as possibilidades do presente e construir um futuro melhor para todos!