Home » Notícias » Nota de repúdio e apoio aos profissionais do Centro do Saúde São Marcos, em Campinas/SP

Nota OficialO Sindicato dos Médicos de Campinas, Região e Vale do Paraíba (Sindimed) se coloca ao lado dos médicos e profissionais do Centro de Saúde do Jardim São Marcos, em Campinas, e reafirma o apoio e a defesa dos direitos e segurança dos profissionais que sofrem pressões injustas de qualquer natureza, por qualquer pessoa que seja.

Constantemente usuários do SUS veem atribuindo aos médicos problemas de lentidão nos atendimentos e filas de espera com períodos abusivos de permanência. Contudo, os médicos não podem ser culpabilizados por esses acontecimentos. A significativa redução na participação, custeio e investimentos dos governos municipal, estadual e federal na Saúde Pública do país veem deixando de ser cumpridos serviços básicos, como por exemplo recorrente falta de insumos, remédios, problemas estruturais e de segurança, além da falta de profissionais capacitados para atender a demanda da população. O que os governantes estão deixando de cumprir, na verdade, é um direito básico previsto na Constituição, onde “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos”.

O Sindimed reitera que não irá admitir falta de respeito com os profissionais, como aconteceu na última semana com uma médica no CS São Marcos, localizado na região dos Amarais, conforme denúncia recebida.

Os médicos e os profissionais de saúde em geral estão empenhados em atender as necessidades da população com todo respeito, competência e qualidade, mesmo em condições totalmente adversas, nos âmbitos do Sistema Público de Saúde.