Home » Notícias » Sindimed esclarece: médicos não recebem “super-salários” na Prefeitura de Campinas

Nota OficialA diretoria do Sindicato dos Médicos de Campinas, Região e Vale do Paraíba (Sindimed) tomou conhecimento de uma lista dos “50 maiores salários da Prefeitura de Campinas” publicada recentemente por um site de autoria desconhecida. Há 6 servidores identificados com o cargo de “médico” na relação, com supostos salários entre R$ 34.826,30 e R$ 41.934,30.

Ao apurar as informações, a direção do Sindimed constatou que há pelo menos um problema metodológico grave: o site considera a remuneração bruta recebida em um único mês (junho/2018 no caso dos 6 médicos) como se fosse o salário habitual do servidor. Assim, médicos que receberam naquele mês verbas extraordinárias aparecem indevidamente no ranking dos “50 super-salários”.

A título de exemplo: uma médica cujo salário bruto habitual é de R$ 15.499,10 recebeu em junho/2018 o valor bruto de R$ 41.111,90 por conta verbas em atraso pagas extraordinariamente nesse mês (adicional de tempo de serviço que estava defasado havia vários anos), somadas ao adicional de férias e à primeira parcela do décimo-terceiro. O site desconsidera essa informação, sugerindo que a médica receba o “super-salário” todos os meses.

Vale registrar também que o salário-base inicial do cargo de médico na Prefeitura de Campinas é de R$ 7.922,71 por 36 horas semanais, muito distante dos “super-salários” publicados, e apenas 21,5% acima da suposta média salarial da Prefeitura calculada pelo próprio site (R$ 6.518,76).

Além do salário-base, os médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (*) recebem um adicional denominado “prêmio produtividade” que varia de acordo com o local de trabalho, de R$ 1.000,00 a R$ 3.900,00. Assim, o salário de início da carreira fica entre R$ 8.922,71 e R$ 11.822,71. O valor desse adicional está congelado desde julho/2012 (uma defasagem de 36,7% considerando os reajustes salariais concedidos no período) e não integra a remuneração para fins de aposentadoria ou licenças.

De acordo com os dados publicados pelo Portal da Transparência, o salário bruto médio dos 1.228 ocupantes de cargos de médicos na Prefeitura Municipal de Campinas foi de R$ 10.818,07 em junho/2018, considerando a soma de verbas fixas e prêmio produtividade. A título de comparação, o salário bruto do prefeito e dos secretários municipais (teto salarial do funcionalismo municipal) é de R$ 23.246,08, mais que o dobro do salário médio dos médicos.

Assim, o Sindimed vem a público esclarecer que não há médicos recebendo “super-salários” na Prefeitura de Campinas, e solicita que os responsáveis pelo site versalarios.com.br e versalarios.blogspot.com retifiquem a informação incorreta (aqui).

Além disso, o sindicato manifesta preocupação com a defasagem do “prêmio produtividade”, que se fosse corrigido no mesmo percentual dos reajustes salariais deveria corresponder hoje a um valor entre R$ 1.367,00 e R$ 5.331,30 de acordo com o local de trabalho.

Por fim, o Sindimed considera contraditório que um site supostamente destinado a promover a transparência não informe quem são as pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pelo conteúdo nele publicado, e nem mesmo apresente um endereço de e-mail para confirmação ou retificação de informações. Em tempos de “fake news”, esses fatos comprometem a credibilidade de qualquer veículo de comunicação.

(*) Os médicos vinculados à Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar também recebem “prêmio produtividade”, de maneira similar à Secretaria Municipal de Saúde, mas com valores e método de cálculo distintos.

Sindicato dos Médicos de Campinas, Região e Vale do Paraíba