Home » Notícias » Sindimed responde às declarações feitas pelo vereador José Carlos Silva, em entrevista concedida à rádio CBN Campinas

Nota OficialO Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed) considerou muito grave as afirmações feitas pelo vereador José Carlos Silva, base de apoio ao governo do prefeito Jonas Donizette, em entrevista concedida à rádio CBN Campinas no dia 13 de agosto. Na entrevista, José Carlos representou um grupo de vereadores que prometem fiscalizar postos de saúde do município nos próximos dias, e simplificou os problemas estruturais da área da saúde como “falta de humanização e ausência de profissionais nas unidades”, levantando suspeitas no atendimento dos médicos à população campineira.

Em meio a um dos maiores escândalos de corrupção envolvendo a saúde da cidade, os trabalhadores vivem em condições precárias de trabalho e sobrecarga, seja pela falta de recursos ou por ingerência, como no caso do Hospital Ouro Verde, onde mesmo sem gerência direta e com as ameaças de demissões coletivas, os profissionais mantiveram os vários setores da instituição funcionando a duras penas. Sem contar, também, os trabalhadores do Hospital Mario Gatti, que enfrentam há meses situações dramáticas, atendendo pacientes em corredores, como há muito não era visto.

Nesse sentido, concordamos com o vereador que é necessário ações emergenciais de fiscalização e de transparência, como o fortalecimento do Controle Social (estamos atentos a ausência do secretário no Conselho Municipal) e a imediata abertura da ‘CPI da Saúde’.

Continuaremos atentos e na defesa do serviço público de qualidade, verificando possíveis situações de assédio moral nas unidades e contra as ofensivas de terceirização – como a criação da Rede Mario Gatti em regime de urgência na Câmara -, que além de gerar precarização do trabalho, são fontes incontroláveis de corrupção no setor da saúde.

Diretoria do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região