Home » Notícias » Sindimed protocola apoio ao pedido de CPI na Câmara Municipal de Campinas

Casemiro Reis e Rafa ZimbaldiO Diretor Jurídico do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, Casemiro Reis, protocolou na tarde desta quarta-feira (15) apoio da entidade ao Requerimento de criação da Comissão Especial de Investigação da Saúde, formalizada no início do ano pelo vereador Pedro Tourinho.

O presidente Rafa Zimbaldi recebeu em mãos o documento, e se comprometeu a ler o ofício na abertura da sessão, colocar no ementário da 45ª Reunião Ordinária e encaminhar uma cópia a todos os parlamentares da casa.

No documento, o Sindimed faz um apelo para que a Câmara Municipal complete o número de assinaturas necessárias, e abra imediatamente uma CPI para investigar as inúmeras denúncias que estão vindo à tona desde o ano passado envolvendo a área da Saúde do município. “A Câmara não pode se omitir diante da gravidade do caso. Uma de suas finalidades é fiscalizar o executivo, então que seja feita essa fiscalização por meio da CPI da Saúde. Os vereadores não podem confundir o papel de cada instituição; um é o papel da polícia, do Gaeco, do Ministério Público Estadual, e outro é o papel da Câmara Municipal. Cada um tem que cumprir o seu papel institucional. Não justifica o fato de haver uma investigação por parte do MP, a Câmara se omitir e não tomar para si a responsabilidade de investigar o real envolvimento dos agentes públicos nesse escândalo”, falou Casemiro Reis.

O Sindimed espera que até o final dessa semana sejam reunidas as 11 assinaturas favoráveis à abertura da CPI – até o momento somam-se 7 votos a favor – e Campinas possa instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito e responder a população à altura da gravidade do problema que a cidade vive hoje na saúde pública.

O Sindicato dos Médicos tem um compromisso com a saúde de campinas, e não irá se ausentar em um momento como esse. A entidade foi precursora nas denúncias envolvendo possíveis desvios de dinheiro e má gestão de recursos públicos, e continuará cobrando as autoridades para que todos os fatos possam ser investigados.