Home » Notícias » Redução do quadro de médicos na UPA de Vinhedo viola legislação e Sindimed aciona o Ministério Público

UPA de Vinhedo2O Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed) protocolou em caráter de urgência a denúncia contra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vinhedo devido à redução significativa no quadro de médicos. Atualmente, a Prefeitura de Vinhedo conta com apenas um médico clínico geral no plantão no período que compreende das 19h às 07h, sendo que a especialidade é clínica geral. Antes da mudança, o plantão era composto por dois clínicos gerais e dois pediatras.

“Essa mudança no quadro de médicos deixa a população completamente desassistida e compromete o caráter 24h da UPA, uma vez que a criança que procurar o atendimento durante o plantão não será atendida. Vale ainda ressaltar que não se trata de redução de custos, já que os médicos são concursados”, explica Casemiro Reis, presidente do Sindimed Campinas e Região.

Em levantamento feito pela Prefeitura de Vinhedo, de junho a setembro de 2017 foram realizados 26.428 atendimentos na UPA, o que em média significam 6.606 atendimentos por mês.  Reduzir o número de profissionais nas unidades no período noturno irá levar ao aumento do tempo de espera por atendimento, aumentando também o risco à vida dos usuários que terão médicos não especializados. A situação também compromete as condições de trabalho dos profissionais submetidos a tal situação.

A Prefeitura Municipal de Vinhedo recebe R$ 175.000,00 mensais do Governo Federal para garantir o atendimento 24h da UPA. Para isso,  deve garantir a existência de equipe multiprofissional, serviços de raio-x, exames, imobilização em gesso, observação  de pacientes por 24h, clínica geral, pediatria, dentre outros, sendo que em relação aos médicos especificamente, não pode ter menos do que três profissionais no períodos noturno, sob pena de violar a legislação vigente.