Home » Notícias, Saúde » Saúde mental: Profissionais decretam estado de greve em Campinas

CANDIDO-FERREIRA

Os médicos e médicas responsáveis pelo atendimento de saúde mental de Campinas – cerca de 50 profissionais, decretaram estado de greve quarta-feira, com previsão para paralisarem os serviços na próxima terça-feira (25/07). O movimento, representando pelo Sindimed (Sindicato dos Médicos de Campinas e Região), pede que seja respeitada a Convenção Coletiva de Trabalho, assinado em março deste ano, e ainda não cumprida.

Na Convenção Coletiva de Trabalho ficou determinada, entre outras clausulas, que fosse realizado o reajuste salarial de 9,62%, em todos os salários dos médicos, retroagindo a 1º de setembro de 2016. Desde então, o Sindimed buscou fazer com que o Serviço de Saúde Candido Ferreira, responsável pelo atendimento de saúde mental, cumprisse com a Norma Coletiva da categoria, o que não foi feito ainda.

Ocorre que o referido Serviço de Saúde não apresentou uma proposta efetiva para o pagamento do retroativo dos meses de setembro a julho. Caso não seja apresentada uma proposta efetiva de parcelamento dos valores devidos até a próxima segunda-feira ( 24/07), poderá ser deflagrado movimento grevista a partir do dia 25 de julho.

O Sindimed também protocolou uma solicitação de mediação junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho) para que o órgão MPT possa auxiliar nas tentativas de negociação entre as partes e evitar a greve.