Home » Notícias, Saúde » Leucemia: Governo vai licitar compra de remédio novamente

Boldrini contestou decisão da Justiça

O Ministério da Saúde anunciou que abrirá outro processo de licitação para a compra de medicamento com a proteína L-asparaginase, usado para tratamento de LLA (Leucemia Linfoide Aguda). A União informou que, entre produtos com a mesma qualificação, comprará o de menor preço.

O mesmo procedimento ocorreu na aquisição da Leuginase, remédio chinês que era, até então, importado pelo Ministério da Saúde. A eficácia do medicamento, no entanto, foi contestado pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo Centro Infantil Boldrini, de Campinas.

Em 30 de junho, o MPF ajuizou ação para que a União suspenda a aquisição e distribuição da Leuginase. Para o órgão, falta comprovação da eficácia e segurança do produto. Em 12 de maio, a Justiça Federal já havia determinado que o Ministério da Saúde forneça outro remédio, de origem japonesa, para o Boldrini.

“O Ministério da Saúde respondeu ao Ministério Público e está à disposição das autoridades para informar sobre o processo de compra, realizado em conformidade com a legislação”, informou o Ministério da Saúde.

A União também reforçou que a Leuginase contém o princípio ativo L-asparaginase, que tem atividade enzimática comprovada por seis diferentes laboratórios. “Na farmacovigilância (acompanhamento junto a essas unidades), até o momento, não se observou efeito além do esperado pela literatura disponível.