Home » Notícias » Hospital Ouro Verde fica sem tomógrafo este ano

2011_07_08_hospital-ouro-verde3GO Hospital Ouro Verde vai ficar sem realizar exames de tomografia até o final do ano. O antigo aparelho, que está quebrado há três meses, será substituído por um novo. Durante o processo de aquisição do equipamento, os casos que necessitam do exame serão encaminhados para outras unidades, como Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mário Gatti.

A Prefeitura de Campinas abriu licitação esta semana para comprar um novo equipamento. A Secretaria de Saúde informou que a verba, no valor de R$ 2,5 milhões, é proveniente do Ministério da Saúde e já está na conta da pasta. Por mês, ao menos 400 tomografias são realizadas no Ouro Verde. Com o novo aparelho este número chegará a 700.

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, informou que o valor para o conserto ficaria muito alto e por este motivo resolveu comprar um novo, com tecnologia mais avançada. “Surgiu a oportunidade deste recurso do Ministério que já está na nossa conta e optamos por um modelo mais avançado, de 64 canais, que vai atender com plenitude os casos do Ouro Verde”, explicou.

De acordo com ele, a máquina servirá principalmente para os casos de acidentes vasculares e promoverá melhor resolução dos exames. “O antigo tomógrafo tinha 16 canais e já atendia 90% dos casos do hospital. Este de 64 canais faz lâminas cada vez mais delgadas do organismo e vai atender toda a rotina, inclusive a vascular, com a realização de angiotomografias”, reforçou.

O investimento previsto para o tomógrafo é de R$ 1,5 milhão. O restante da verba será usada para a compra de outros materiais e atualização de equipamentos, como monitores cardíacos, no entanto, a pasta não tem uma lista definida dos itens. Carmino ainda destacou que as empresas que participarão da licitação serão a Siemens, Toshiba, GE e Philips e que todas possuem produtos de alta tecnologia para atender a demanda.

O tomógrafo já tem espaço definido dentro do hospital e quando chegar, passará a funcionar. A previsão, de acordo com a secretaria, é que o processo de escolha da empresa e liberação do aparelho dure até o fim deste ano. Neste meio tempo, a unidade ficará sem o exame e os pacientes, principalmente de trauma, serão encaminhados para outros hospitais da rede. “O serviço de neurologia do Ouro Verde é referência em acidentes vasculares e a chegada deste tomógrafo vai potencializar os cuidados com os pacientes que tiveram AVC”, informou Carmino.

Alguns hospitais da rede já estão sentindo aumento no atendimento para este tipo de exame. No Celso Pierro, que está recebendo os exames de urgência do Ouro Verde, aumentou de três a quatro pacientes por dia. Este acréscimo acaba fazendo com que os pacientes eletivos demorem mais para realizarem a tomografia.

No Hospital de Clínicas não houve diferenciação, pois está com dois tomógrafos em funcionamento.
Novo gestor já assumiu a administração

A organização social Vitale Saúde assumiu a administração do Hospital Ouro Verde ontem. A instituição conta com mil leitos regulares. Por dia, o pronto-socorro recebe 400 atendimentos. Hoje, ele está operando com 255 leitos. A Unidade Intensiva de Saúde possui 55 leitos. Uma novidade é a área que foi reformada e está prevista para a UTI pediátrica, com abertura de cinco leitos. (CF/AAN)

Fonte: Jornal Correio Popular