Home » Notícias » Sindimed e Sinpospetro promovem lançamento de cartilha pela saúde do frentista

O Vereador Pedro Tourinho promoveu o lançamento da revista “Benzeno: Um Risco à Saúde”. A ação foi feita em conjunto com o Sinpospetro (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Campinas e Região) e Sindimed (Sindicato dos Médicos de Campinas e Região).

“Uma luta necessária e fundamental, não somente pela saúde do frentista, mas da população em geral. Ações como esta nos mostram a necessidade da luta para transformar a realidade”, afirmou o parlamentar, que também é secretário geral do Sindimed.

Além de Tourinho, participaram da mesa o deputado estadual, Marcos Martins (PT), Eusébio Pinto Neto, presidente do Sinpospetro-RJ e Secretário Geral da Fenepospetro-RJ, Raimundo Nonato de Souza, vice-presidente do Sinpospetro Campinas, e Biro Nonato de Sousa, secretário de saúde da Fepospetro-SP.

“Nós estamos evoluindo nesta luta. O combate à exposição ao benzeno é uma luta de longo prazo e acumulativo, portanto, a revista vem em um importante momento para maior conscientização do frentista e dos usuários”, comentou o deputado.

A revista foi criada para alertar os trabalhadores e usuários dos postos de combustíveis sobre o mal causado pelo benzeno à saúde. O benzeno é uma substância tóxica presente na gasolina. “Somos de uma época que não havia informações, e noção dos riscos. Hoje, graças a um trabalho intenso, a informação está sendo passada”, disse Eusébio.

Ao abastecer o carro, essa substância é expelida em forma de gás e é absorvida, pelos trabalhadores e usuários, pela respiração, pela pele ou por ingestão. No organismo humano, o benzeno leva à ocorrência de câncer.

“Pensamos em uma forma simples e fácil, mas que, ao mesmo tempo, passasse uma mensagem real aos trabalhadores. Também estamos fazendo palestras para divulgar a revista, além de conscientizar o frentista”, lembrou Biro.

Pedro Tourinho promove cartilha pela saúde do frentista
Secretário geral do Sindimed e vereador, Pedro Tourinho,  comanda o lançamento da cartilha pela saúde do frentista na Câmara Municipal de Campinas
Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Pedro Tourinho