Home » Notícias » Mário Gatti cancela cirurgias por falta de funcionários em Campinas

m3Dez cirurgias foram desmarcadas nesta terça-feira (29) no Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas (SP), por falta de funcionários. De acordo com a Secretaria de Saúde, o cancelamento ocorreu porque foi preciso deslocar enfermeiros do centro cirúrgico para o pronto-socorro.

No entanto, a pasta ressaltou que todas as cirurgias de urgência e também as oncológicas foram mantidas. Além disso, informou que todos os pacientes que já estavam internados foram atendidos.

Menor complexidade
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as cirurgias desmarcadas foram as consideradas de menor complexidade e devem ser reagendadas o mais rápido possível. No entanto, não há um prazo para isso acontecer.
Questionada sobre a possibilidade do problema se repetir na quarta-feira (30), a pasta disse que não é possível prever, mas caso sim, os pacientes serão avisados. Em média, o hospital realiza 22 procedimentos eletivos por dia.

Novas contratações
A Prefeitura informou também que está trabalhando para repor as equipes da rede municipal de saúde. Desde 2013, a administração pública afirmou que mais 2,2 mil profissionais foram contratados. Na última semana, 42 enfermeiros e 177 médicos foram chamados para assumir os cargos.

Ainda segundo a Prefeitura, ao longo do ano ainda estão previstas novas contratações, mas a administração não informou os cargos e nem quando isso deve ocorrer.

O sindicato que representa os servidores (STMC) informou ao G1 que não recebeu nenhum comunicado ou reclamação por parte de funcionários sobre a realocação, por isso nenhuma medida será tomada, já que nenhum trabalhador se sentiu prejudicado.

Fonte: G1 Campinas

© 2016 SINDIMED