Home » Notícias » Superlotado, Celso Pierro pede que pacientes procurem outros hospitais

Superlotado, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas (SP), emitiu uma nota nesta quarta-feira (16) pedindo que os pacientes de casos de menor complexidade, ou seja, que não são de urgência e emergência, procurem locais alternativos para atendimento.

Segundo a instituição, essa é a pior superlotação em 38 anos. No entanto, segundo a instituição, o pronto-socorro adulto do Sistema Único de Saúde (SUS) não foi fechado e casos de urgência estão sendo atendidos normalmente.

Número de pacientes
Às 7h, estavam internados na instituição, que tem 20 leitos, 71 pacientes. Às 12h, o número subiu para 72, que foi a maior marca da história do Celso Pierro. Já no início da noite, o quadro caiu para 59, mesmo assim bem acima da capacidade da unidade.

Essa situação fez com que o hospital pedisse para que o Samu e outros órgãos que fazem o encaminhamento de pacientes evitem enviar casos para a unidade.

Segundo a assessoria de hospital, devido à superlotação, a espera por atendimento nos casos menos complexos tem chegado a 12 horas no pronto-socorro adulto.

No ano passado, devido à superlotação, o hospital já havia restringido pelo menos quatro vezes, o atendimento e solicitado que os pacientes de casos de menor complexidade procurassem outras unidades médicas.

Novos leitos
A Prefeitura de Campinas disse que desde 2013 já implantou 200 novos leitos, isso para todos os hospitais da cidade, e que vem buscando alternativas para aumentar esse número. Além disso, reforçou que o repasse mensal para o hospital é de R$ 10 milhões.

Fonte: G1 Campinas

© 2016 SINDIMED