Home » Destaque, Notícias » Campinas abrirá concorrência na saúde mental após 24 anos

CANDIDO-FERREIRAApós 24 anos de convênio com o Cândido Ferreira, Campinas (SP) abrirá concorrência em 2015 para selecionar a empresa que prestará atendimento de saúde mental no município. A decisão foi confirmada na sexta-feira (6) pela Secretária de Saúde. No entanto, funcionários da entidade abriram uma petição a favor da manutenção do trabalho com a instituição. A proposta é reunir assinaturas e encaminhá-las à administração pública e à Câmara Municipal.

Segundo o gerente financeiro do Cândido Ferreira, André Luiz Castilho Fonseca, desde 1990 o convênio com o hospital é renovado pela Prefeitura. A última, porém, ocorreu em 2012 e, depois disso, aconteceram duas prorrogações. O atual contrato entra as partes vence no dia 2 de junho.

Fonseca afirmou ainda ser contra a abertura do chamamento. “Há uma lei municipal de 1990 que inclui a instituição na rede pública de saúde e faz da Prefeitura co-responsável pela administração do Cândido”, afirmou. Segundo ele, para que a troca de empresa aconteça é necessário revogar tal lei.

A petição online, aberta no último dia 4, é necessária para “sensibilizar” os poderes Legislativo e Executivo, informou Fonseca. Segundo o gerente, a proposta é expandir o debate sobre a situação da rede de saúde mental de Campinas e dos problemas gerados pelo fim do convênio.

Por nota, a Secretaria de Saúde informou que a abertura do chamamento para novo convênio é uma “recomendação do Ministério Público e determinação do Tribunal de Contas”. A assessoria da pasta informou, ainda, que o Cândido Ferreira poderá participar da concorrência.

O Cândido Ferreira
O serviço Doutor Cândido Ferreira foi inaugurado há aproximadamente 90 anos e integra o sistema municipal de saúde desde 1990. Atualmente, a rede atende uma média mensal de 7 mil usuários com transtornos mentais graves, consumo de álcool e outras drogas.

A instituição tem cerca de mil trabalhadores da área da saúde distribuídos em 50 unidades de atendimento. São centros de atenção psicossocial, centros de convivência e leitos de Internação psiquiátrica.