Imprensa

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Atendimento: diariamente, das 12 às 18 horas
Jornalista Responsável:  Gabriel Nunes
Contato: imprensa@sindimed.org.br ou sindimed.imprensa@gmail.com

A principal responsabilidade do Departamento de Imprensa é assegurar a qualidade dos processos de comunicação nos âmbitos interno e externo, atuando na promoção e na (re)orientação de informações que garantam visibilidade ao Sindicato dos Médicos de Campinas e Região junto à classe médica e à sociedade.

Outras funções da Assessoria de Imprensa são a construção/consolidação da imagem institucional e o resgate da imagem social do médico.

 

Estrutura

 

O Setor está centralizado na Sede Campinas e conta com uma jornalista em período parcial.

 

Publicações

 

- Revista Sinética - Revista semestral
- Cenário Médico - Boletim trimestral
- Boletim Eletrônico – semanal/quinzenal

 

Atividades

 

São atribuições do Departamento:

 

1 – Assessoria de Imprensa

 

Com o objetivo de facilitar a interlocução entre Sindicato e mídia, garantindo a construção/consolidação da imagem institucional, o Setor mantém contato constante com os órgãos de comunicação locais e regionais, por meio de diversos mecanismos:

- Atendimento telefônico dos órgãos de imprensa;
- Produção de releases (textos informativos) sobre as principais atividades, conquistas e fatos de relevância da entidade para repercussão junto à mídia, assumindo o papel de fonte de informações;
- Agendamento de entrevistas individuais/coletivas de membros da Diretoria;
- Acompanhamento dos diretores no contato com a imprensa;
- Clipagem impressa e televisiva de matérias nas quais a entidade e seus diretores são citados, para arquivo e memória do trabalho sindical;
- Produção/revisão de textos de opinião para a grande imprensa e mídia segmentada, sempre que solicitados;
- Elaboração de boletins informativos enviados por e-mail a entidades de classe, médicos associados e não-associados, parceiros, Diretoria e funcionários do Sindicato;
- Colaboração em eventuais pesquisas envolvendo a história da instituição, fundada em 1929;
- Atualização diária das notícias do site da entidade, bem como acompanhamento freqüente das páginas virtuais alimentadas por outras entidades médicas.

 

2 – Assessoria de Comunicação

 

a) Interna

 

- O trabalho da Comunicação, internamente, está centrado na produção de textos e materiais de apoio e burocráticos para atender demandas interdepartamentais, como produção de cartas abertas, comunicados e revisão de textos dos diferentes setores da entidade (Administração, Jurídico, Diretoria e Secretaria).
- Recepção e atendimento de solicitações dos meios de comunicação local e regional.
- Contatos com as regionais via telefone, a fim de obter e divulgar informações da base.

 

b) Externa

 

Tendo como público a classe médica, outras entidades e sociedade em geral, a comunicação externa passa pela produção de instrumentais como:

 

I – Revistas Sinética e Cenário Médico

 

- Sugestão de pauta e discussão com a Diretoria sobre os assuntos e entrevistas a serem publicados;
- Elaboração de textos e de pesquisas para cada publicação;
- Acompanhamento integral da produção/editoração das revistas;
- Contratação de serviços de fotografia e de gráfica;
- Captação de recursos/anunciantes;
- Divulgação do conteúdo de cada publicação entre associados e entidades médicas;
- Acompanhamento da distribuição da revista na cidade e região;
- Divulgação de seu conteúdo no site da entidade.

 

II – Boletins específicos, fôlderes, cartas abertas, convites e comunicados

 

- Todas as peças publicitárias da entidade são de responsabilidade do Setor, desde a idealização e cotação de preços à elaboração propriamente dita.

 

III – Campanhas

 

Atuação, com a Diretoria, em/no:

- Campanhas institucionais (produção de fôlderes, outdoors e vídeos, com a terceirização de alguns materiais);
- Contato com agências de comunicação para – briefings – de campanhas/orçamentos/concorrência/ publicidade;
- Promover contatos/parcerias institucionais;
- Captar recursos financeiros/contatos comerciais para patrocínios.

 

IV – Organização de Eventos

 

A promoção de eventos voltados ao médico – como a Campanha Caça-Talentos – e à sociedade – no caso de manifestações públicas – tem apoio total do Setor de Comunicação.

O Sindimed Campinas já promoveu Mostras de Fotografia, de Cinema e Artística, além de manifestações públicas em co-organização com outras entidades – atos em praça pública para defesa do SUS, protestos, comemorações e apoio ao Dia Mundial de Combate à AIDS, por exemplo.

Toda a produção de materiais a serem distribuídos (cartas e panfletos) nessas ocasiões é de responsabilidade do Departamento, bem como a divulgação dos diversos eventos na mídia em geral.

Com a inauguração do auditório da entidade, em junho de 2005, a Assessoria de Comunicação também assumiu a incumbência de organizar e divulgar eventos realizados no espaço.

 

V – Boletim Eletrônico

 

Lançado em abril de 2005, o boletim eletrônico é o meio de comunicação mais utilizado pela Assessoria de Imprensa para fazer circular, de maneira rápida, informações da entidade entre médicos, imprensa e sociedade.

O Boletim Eletrônico é divulgado semanal ou quinzenalmente e contém desde notícias gerais da entidade, da Diretoria e da base, a agenda médica e cultural. Para receber o boletim do Sindimed Campinas, basta fazer a solicitação para o e-mail imprensa@sindimed.org.br.

© 2012 SINDIMED